terça-feira, 26 de outubro de 2010

Depoimentos do elenco parte 2: visão de Ariadne Filipe


Fazer este trabalho deu e ainda dá um enorme trabalho. Quando li o livro pela primeira vez, fiquei atordoada com muitas coisas, surgiram muitos questionamentos sobre minha forma de enxergar o mundo, o meu trabalho, a minha vida. Assisti ao filme que também mexeu comigo na mesma proporção.
Revi o filme inúmeras vezes até decidir qual personagem eu iria me inspirar e acabei não conseguindo decidir por nenhum, pois cada um carrega consigo algo que me afligia ao me imaginar na mesma situação em que eles se encontravam. Minha relação com a cegueira foi bem complicada, pois como eu iria fingir não ver quando eu vejo? Como fazer as pessoas de fato acreditarem que eu estava cega? Foi um desafio, o coreógrafo fez inúmeros experimentos, desde algodões nos olhos até adesivo de curativo específico para os olhos. Porém ele queria uma cegueira que não ficasse tão estampada na cara, isso me deixou por vários dias confusa, como assim??? Se serei cega como me fazer não ser tão óbvia????
Daí revendo o filme e assistindo aos extras percebi que o diretor Fernando Meirelles também exigia a mesma coisa de seus atores, pois ele não queria que o filme fizesse com que os personagens parecessem zumbis. E o coreógrafo também não queria isso, daí compreendi o que de fato teria que trabalhar. Fazer os movimentos com vendas nos olhos é fácil, pois simplesmente você não enxerga e ponto. Mas a questão é fazer com os olhos abertos e bem abertos e imaginar que você não enxerga. No começo a gente acaba sempre vacilando em um gesto ou outro que nos entrega que enxergamos algo, depois com o tempo a visão vai tornando-se vazia, cria-se um embaçado natural ao seu redor e você acaba acreditando que de fato sua visão esta delimitada a quase nada, daí sim consegue-se convencer quem esta assistindo que realmente você não enxerga. Esse momento demorou para o coreógrafo se convencer, mas quando de fato ele me disse que parecia que eu estava cega, fiquei aliviada de finalmente ter encontrado o que tanto procurava nos ensaios. Daí vem um desafio maior, o coreógrafo estava convencido, mas será que o público também ficaria? Agora é esperar a estréia e descobrir.



0 comentários:

Postar um comentário

Se você assistiu ao espetáculo, por favor deixe seu comentário, sua opinião é muito importante!!